Skip to content

Como ganhar para ser uma Instagram influencer por $300 (ou menos) da noite para o dia.

Written by

Larissa Seixas

Criar uma conta influencer falsa é muito fácil. Utilizando serviços online é possível comprar seguidores e engajamento e ainda se inscrever em plataforma de marketing de influência para participar de campanhas reais criadas por marcas.

Para mostrar essa fragilidade do mercado de marketing digital, a plataforma de Influencer Marketing americana MediaKix realizou um experimento e colocou para jogo dois perfis falsos.

Para o conteúdo de uma das contas, eles criaram uma persona de uma modelo californiana que gosta de moda e liberdade, e contrataram uma modelo para tirar fotos alinhadas com este perfil. Gastaram cerca de 800 dólares em novos seguidores e engajamento. Em algumas semanas tiveram retorno de produtos e dinheiro que totalizavam mais de 500 dólares.

Eles mostraram também a receita da conta falsa perfeita:

Passo 1) Crie conteúdo (ou pesquise)

Para a primeira conta, eles contrataram uma modelo e criaram um canal de conteúdo no Instagram com apenas uma diária de ensaio de fotos. As publicações mostram uma blogueira de moda e lifestyle curtindo a vibe da California.

Instagram-Influencer-Fake-Followers-Study-CaliBeachGirl310

Enquanto essa primeira conta foi baseada em uma personalidade “real”, a segunda foi criada apenas de fotos free stock. Eles criaram uma fotógrafa viajante que já passou por Paris, Yosemite e Maui. Para tornar o perfil ainda mais “pessoal” eles usaram imagens de amigas em paisagens — sempre loiras e de costas para o fotógrafo.

Fake-Instagram-Influencer-Account-Wanderingggirl

Passo 2) Compre seguidores falsos

Em apenas alguns minutos você consegue contruir engajamento e novos seguidores para a sua conta, basta publicar e comprar novos seguidores. Como teste, a plataforma começou comprando 1000 seguidores por dia com medo que o Instagram descobrisse a trama e cancelace a conta.

No entanto, mais tarde perceberam que é possível comprar 15 mil seguidores de uma só vez sem nenhum problema. O preço varia entre 3 a 8 dólares por 1 mil seguidores, dependendo da “confiabilidade” do serviço.

Passo 3) Compre engajamento falso

Após acumular milhares de seguidores em cada conta, a plataforma resolveu partir para likes e comentários. Eles pagaram cerca de 12 centavos por cada comentário e entre 4 a 9 dólares por 1 mil likes. Os números de engajamento começaram a aumentar na conta 24 horas após da compra.

Passo 4) Conseguindo patrocínio de marcas em plataformas de Influencer Marketing

Algumas plataformas de marketing de influência requerem uma quantidade mínima de seguidores para participação. Após bater a marca de 10 mil seguidores, é possível se inscrever em qualquer plataforma.

Aí é só se inscrever em novas campanhas que atualizam na plataforma a cada dia, com um simples clicar de botão e envio de uma mensagem para a marca, a depender dos requesitos do site.

Resultado

Em duas semanas, a conta de moda conseguiu contratos com marcas de roupas de praia, comidas e bebidas; enquanto a conta de viagem fechou acordos com marca de bebidas alcoólicas, além da mesma empresa de comida e bebias da anterior. Para cada campanha, as “ninfluencers” conseguiram retorno financeiro ou produtos grátis, ou os dois.

Contas falsas de influencers não traz benefício para ninguém

Devido sua eficácia, o marketing de influência está ficando cada vez mais saturado. Muitas marcas querem usar da visibilidade de personalidades da internet e a busca por microinfluencers que trabalhem com nincho de mercado também facilitou essa propagação.

No entanto, contas fraudadas não são criadas com base no relacionamento de influencer/público e apenas se mantém por meio de mais e mais compra de engajamento e seguifores. Algo que vai contra a política de uso do Instagram que, volta e meia, apaga os seguidores falsos de todas as contas. É preciso ficar atento e não cair nessa armadilha.

Previous article

Como criar anúncio para home do Messenger no Facebook

Next article

Como criar um álbum no Instagram com foco no cliente

Join the discussion

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *