Comportamento,  Redes sociais

Países ricos não acessam tanto as redes sociais assim

Nos países ricos, nem todo mundo está usando redes sociais enquanto navega na internet ou nem mesmo está navegando na internet. Uma pesquisa da Pew Research identificou que em muitos países da Europa, além dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão os usuários da internet não visitam com regularidade sites de redes sociais como Facebook e Instagram.

FT_17.04.19_socialmediaGlobal_internet

Na França, por exemplo, apenas 48% dos entrevistados participam de redes sociais de forma regular, enquanto 33% não utilizam redes sociais e 19% nem acessa a internet. Na Alemanha, o número é tão surpreendente quanto: 37% navegam em redes sociais enquanto 49% navegam apenas na internet (redes sociais excluso) e 15% não acessam de nenhuma forma.

Dado a riqueza de cada um desses países, não é difícil adivinhar que não seja por falta de opção, como acontece em grande parte das regiões pobres e distantes da cidade grande aqui no Brasil. É uma escolha. Que me fez questionar: então o que essas pessoas fazem com o resto de tempo de suas vidas?

Veja as respostas que consegui imaginar:

Trabalham

óculos de leitura em bg rosa

Sim, eu acredito que a maioria desses usuários que utilizam a internet sem navegar em redes sociais devem fazer à trabalho. Hoje em dia qualquer movimentação financeira é feita por meio de ferramentas digitais que são essenciais para a boa manutenção de um negócio.

Estudam

chapeu de formatura em bg azul

A internet quebrou as barreiras do ensino e são milhares as possibilidades de curso à distância (gratuitos ou não), além das fontes informais de conhecimento disponíveis.

Lêem emails

ícone de email em bg verde

No Brasil e no mundo, o uso do email como meio de informação está crescendo bastante, não à toa surgem infinitas newsletters dos mais variados temas. Eu, por exemplo, dedico meia hora de todas as minhas manhãs para me informar por meio de emails e posso indicar algumas: a supracitada Canal Meio, A_Nexo e Lenny Letter.

Ouvem música

fone de ouvido em bg rosa

Segundo o executivo da Apple Music Jimmy Iovine, o Youtube é onde 40% de todas as músicas no mundo são escutadas. Quer dizer que grande parte desses ouvintes são os que não navegam em redes sociais? Não. Mas que muitos deles podem estar aí no meio, podem.

Assistem a programas e filmes

player de filmes em bg amarelo

Os números descomunais da Netflix estão aí e não nos deixam mentir, são 93.8 milhões de assinantes em todo o mundo. Além disso, é impossível documentar a quantidade de pessoas que baixam audiovisual de forma ilegal para ter acesso rápido e gratuito de outras produções.

Se você tiver mais alguma ideia do que a gringa rica anda fazendo na internet que não acessando o Facebook, comenta aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *