Marketing digital,  Negócios

Todos os aplicativos mais usados de 2016 ou são do Google ou do Facebook.

Os 8 aplicativos mais usados do ano passado são de apenas duas grandes corporações: Google ou Facebook. O dado foi divulgado de acordo com uma pesquisa realizada pela Nielsen.

Metade dos aplicativos foram resultado de aquisições:

  • Google adquiriu o que depois se tornou Google Maps em 2004;
  • Google adquiriu Youtube em 2006;
  • Facebook adquiriu Beluga em 2011, que se tornou Facebook Messager;
  • Facebook adquiriu Instagram em 2012.

Até mesmo 88% dos norteamericanos que têm smartphone pararam de fazer download de novos aplicativos. O resultado disso é que o mercado de aplicativos mobile está dificultando que novos aplicativos apareçam e ganhem força.

Por que o mercado de aplicativos estagnou

Uma razão para que o mercado fique tão estagnado é que as lojas de aplicativos móveis tornam cada vez mais difícil para as pessoas descobrirem novos aplicativos. Mesmo que seu amigo lhe indique um aplicativo, você terá que cavar para encontrá-lo e ainda fugir de aplicativos fakes similares.

Outra razão é que instalar novos aplicativos consome internet do seu plano de dados, o que desencoraja o download por impulso. É muito mais barato continuar navegando no Facebook.

Dessa forma, 92 milhões de brasileiros (45% da população) usam Facebook por mês cerca de 22 minutos por dia – e o uso diário do Facebook ainda cresce canabalizando o uso dos outros aplicativos. É difícil encontrar exemplos que fujam desse panorama, o último a aparecer no TOP 10 foi Snapchat, que recentemente ultrapassou o Twitter em número de usuários diários.

Facebook tentou adquirir Snapchat em 2014, mas o aplicativo recusou a oferta de US$3 bilhões. Será difícil encontrar startups que recusem outra oferta dessas, Groupon recusou uma oferta de US$6 bilhões do Google em 2012 e como resultado o conselho da empresa demitiu seu CEO menos de um ano depois.

Fonte: Nielsen

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *