Marketing digital

O que é um troll e como lidar com ele

No dicionário Oxford de língua inglesa, troll significa “pessoa que ofende deliberadamente ou de forma provocativa em publicações online”. Sob essa definição, o troll moderno é alguém que não tem motivos para insultar, mas o faz. Se você ou a sua empresa já passou por casos semelhantes, recebeu queixas sem sentido ou foi xingado por nenhum motivo saiba que há chances de reverter essa situação.

Um estudo canadense publicado pela revista Personality and Individual Differences notou que pessoas que praticam a “trollagem” gostam de fazer as outras se sentirem mal sob alguma perspectiva; apresentam traços de sadismo (prazer em dor ou desconforto alheio), psicopatia e maquiavelismo (tendência à imoralidade e manipulação ou exploração de outras pessoas).

Mas na maioria das vezes trolls não aparentam perigo à sociedade, pelo contrário. Muitos casos de assédio moral recentes mostram que pessoas que abusam dessa prática são solitárias, têm baixa auto-estima e podem ter sofrido casos de bullying em algum momento de sua vida.

O troll do século 19

Como o filósofo dinamarquês Soren Kierkegaard, um dos primeiros pesquisadores do existencialismo, observou em seu diário ainda no século 19, as reuniões sociais da época já mostravam o mesmo modus operandi das futuras redes sociais:

“Há uma forma de inveja que eu observei com frequência, na qual um indivíduo tenta obter algo por bullying. Se, por exemplo, eu entro em um lugar onde muita gente está reunida, acontece frequentemente que um ou outro imediatamente comece a rir de mim; presumivelmente, ele se sente uma ferramenta de opinião pública. Mas surpreendentemente, se eu fizer qualquer comentário casual com a pessoa, ela então se mostra gentil e cordial.”

Ele completa, “essencialmente, isso mostra que a pessoa me vê como alguém grandioso, talvez mais do que eu realmente seja: mas se ela não puder ser admitida como parte da minha grandeza, pelo mais vai rir de mim. Só que assim que ela se torna participante, como foi o caso, ela sai falando sobre a minha grandeza.”

Como lidar com trolls

Pois bem, mas como fazer para um troll parar de importunar nas redes sociais? Definimos aqui alguns passos:

troll3

1) Nunca bata de frente com trolls, a melhor forma de fazer com que se calem é deixar a poeira baixar e esperar que a própria internet soterre com novidades o mau humor atual. Como na vida, tudo na rede mundial de computadores passa e até mesmo uma avalanche pode durar apenas algumas horas;

 

troll2

2) Se tiver paciência, trate bem todas as pessoas que vierem até a sua página social para fazer alguma reclamação gratuita. Respondendo de forma inclusiva, elas vão deixar cair a armadura que carregam quando querem entrar em combate;

 

troll1

3) Caso as críticas ultrapassem as barreiras do que considera aceitável, reserve-se o direito de bloquear a pessoa. Um dos pontos positivos da internet é poder escolher quem se vê e com quem se conversa.

 

 

Screenshot_2

4) Caso o bloqueio não esteja resolvendo e o troll decida buscar outros meios de continuar o assédio, talvez seja o caso de entrar em contato com a polícia. Desde já comece a colecionar as ameaças para usá-las como provas, imprima os documentos e salve tudo mais que for necessário. Abrindo uma queixa a polícia vai ser capaz de identificar a pessoa por trás das ameaças e puni-la.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *