Marketing digital,  Negócios

Instagram para empresas: como se destacar no meio da multidão

Se você pudesse expressar sua empresa de forma visual, o que você criaria?

Instagram é uma comunidade construída sob o poder do storytelling. Empresas fazem parte dessa comunidade desde o início, e elas utilizam a plataforma para expor seus produtos e serviços em um contexto visualmente rico. Por isso, para ter destaque na rede social é preciso ter uma meta clara e um conceito bem amarrado, além de criar uma identidade própria por todas as campanhas estabelecendo elementos similares, como uma paleta de cores ou composição fotográfica.

A foto que abre esse artigo, por exemplo, é uma publicação que a artista Selena Gomez fez para a Coca-Cola. A imagem contém conceito e identidade da marca bem segmentados, mas em nenhum momento a logo Coca-Cola. Não é à toa que essa é a imagem mais curtida do Instagram em todo o mundo, com mais de 5 milhões.

Conceito e identidade podem ser um pouco complicados e até difíceis de acertar de primeira, mas há alguns passos que sua empresa pode começar a fazer desde já para começar com o pé direito no Instagram. Dá uma olhada:

Nome da conta

Escolha um nome de conta que seja facilmente conectada com o nome da sua empresa.

Foto de perfil

O Instagram recomenda que a empresa use a própria logo como foto do perfil. Basta lembrar que a imagem aparecerá cortada em círculo e aparecerá com apenas 150px por 150px de tamanho nas telas de smartphones.

Texto

Diferentes tamanhos de legenda servem para diferentes tipos de audiência. Teste qual o melhor tom e tamanho para as legendas que acompanharão suas imagens, só não esqueça de adicionar hashtags para categorizar o conteúdo publicado. Assim você tornará mais fácil que a novos seguidores achem a sua empresa. É recomendável que cada imagem tenha no máximo três hashtags para manter a publicação limpa. Sempre que puder, faça perguntas aos seus seguidores.

Comentários e curtições

O engajamento de outros usuários em suas publicações é muito importante para que seu conteúdo apareça com prioridade no feed dos seus seguidores. Por isso, use hashtags, incentive que seus clientes marquem a localização em imagens tiradas dentro de sua empresa e que marquem seu perfil em fotos relacionadas. Com cada vez mais links para o seu perfil, ficará mais fácil que novos usuários conheçam seu trabalho.

Tagueamento

Inclua a localização da sua foto ou vídeo quando isso ajudar a contar uma história por trás da imagem e marque também parceiros que estiverem relacionados às publicações. Além de aumentar o seu capital social entre os seguidores, esse tagueamento vai facilitar que novos usuários encontre a sua conta.

Edite suas imagens

O Instagram oferece alguns serviços de edição de imagem como o Hyperlapse (criador de vídeos em timelapse), Layout (para fazer montagens) e Boomerang (para fazer vídeos em loop). Esses efeitos dão às publicações mais dinamicidade, e se bem aproveitados, mais engajamento.

Temas da imagens

Publique fotos e vídeos de momentos inesperados e bonitos, que tragam autenticidade e instantaneidade à sua conta. Seja o tema um sujeito ou objeto, busque ambientá-lo a um contexto que aumente o sentido de identidade da sua empresa.

Busque e explore

Use a área de pesquisa para descobrir pessoas, localizações e publicações que possam ser relevantes para a sua empresa. Você também pode explorar hashtags e contas populares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *