Dicas,  Marketing digital,  Negócios,  Redes sociais

Está começando nas redes sociais? Você precisa seguir 4 passos.

Se você tem um pequeno negócio e quer começar numa rede social mas não sabe o que fazer, aqui vão quatro dicas para você criar um plano de comunicação em redes para sua empresa.

Identifique suas metas, persona e audiência

Para usar as redes sociais e estabelecer uma imagem positiva nas redes, antes de tudo é preciso encontrar os objetivos da comunicação digital para a sua empresa. Você quer aumentar as vendas entre os já clientes? Trazer novos clientes para a empresa? Aumentar os leads? Converter cliques para o seu site? Fazer anúncios para aumentar o número de clientes?

É preciso ter em mente cada um dos objetivos e alinhar o conteúdo produzido com cada uma das metas. Por exemplo, se o seu objetivo é aumentar as vendas entre os já clientes, crie conteúdo que mostre a diversidade dos seus produtos e a função de cada um. Assim, seus clientes poderão conhecer todas as opções que a sua empresa oferece.

Encontre a persona do seu negócio

Para isso, identifique primeiro como você quer que as pessoas percebam o seu negócio, qual a imagem que você quer passar. Escreva uma lista de adjetivos e termos que você quer que sua audiência associe à sua marca e utilize isso para criar um conteúdo que esteja de acordo com esse posicionamento. As palavras, as imagens e as campanhas publicadas deixarão uma impressão sobre sua empresa na mente da audiência.

Descreva também quem é a audiência da sua empresa, faça uma lista de características que identifiquem sexo, idade, segmento profissional, interesses chave e área geográfica, por exemplo. Tendo em mente seu público, ficará mais fácil criar camapanhas direcionadas e criar conteúdo.

Identifique quais redes sociais deve participar

Você não precisa estar presente em todas as redes sociais, mas há redes sociais que são mais utilizadas por uma ou outra indústria (confira aqui qual rede social está mais de acordo com o seu segmento). Você também pode fazer uma pesquisa de mercado e perceber onde seus concorrentes estão por meio de palavras chave relacionadas ao seu negócio ou produto.

Você também deve entender melhor o ambiente de cada rede social para saber se o seu negócio se aplica ali ou não. Por exemplo, Twitter é mais popular para atualizações curtas e em tempo real, enquanto Instagram e Pinterest são mais visuais. Todas as três têm grandes audiências no smartphone.

Encontre a ferramenta de gestão perfeita

Baseado em seu plano de comunicação para redes sociais, faça uma lista de atividades básicas que você precisa e quais ferramentas te darão essa atividade. Você também pode querer uma ferramenta que se integre com seu site ou plataforma de vendas, por exemplo.

Encontrar uma ferramenta em que possa programar publicações, monitorar as interações e medir a eficácia dos anúncios não é uma tarefa fácil, muitas vezes você encontrará uma plataforma para cada atividade, mas com organização tudo é possível. Confira aqui uma lista de plataformas que eu recomendo.

Monitore e meça o que importa

Medir e monitorar de forma crítica a performance da sua rede social é fase importante para trabalhar por seu plano de metas. Mas o que você deve monitorar? Apesar do número de seguidores ser uma métrica bastante sedutora, o que mais importa na gestão de redes sociais é o engajamento com seus posts.

Caso você tenha uma pequena base de amigos/seguidores mas que engajam de forma positiva com a sua marca, você está no caminho certo. As pessoas respondem ao seu conteúdo? Que tipo de reações são dadas às suas campanhas? Quais posts ganham maior engajamento e como você pode maximizar isso? Todas essas informações vão servir para dizer se o seu plano de comunicação está correto ou se precisa ser atualizado.

Monitore também as menções ao seu negócio, cada interação é uma oportunidade de engajamento e quem sabe criar um canal de comunicação direta com a sua audiência. Preste atenção e tente resolver da melhor forma possível as menções negativas, e não deixe de agradecer às positivas. Caso queira se aprofundar, eu fiz um guia de como manter boa reputação nas redes sociais aqui.

Você também deve estar atento às tendências das redes sociais, quais memes estão na moda e quais hashtags são populares no momento. Isso pode te ajudar em criar conteúdo atual para suas redes. Com o tempo, você poderá melhorar a percepção da sua marca e encantar seus clientes com suas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *