Marketing digital,  Negócios,  Redes sociais

Como encontrar microinfluenciadores para o seu pequeno negócio

Se você está querendo fazer uma ação digital para promover uma campanha do seu pequeno negócio uma boa opção é realizar parcerias com microinfluenciadores digitais. Eles podem ajudar o seu negócio a ganhar visibilidade, engajar com a audiência e promover seus produtos.

Para encontrar bons microinfluenciadores digitais siga esses passos:

#1 Ache influenciadores entre seus fãs

Se você der uma olhada entre as pessoas que te seguem há chances de encontrar microinfluenciadores que já estão interessados no seu negócio e realizar uma ação com eles pode ser muito mais eficaz por dois motivos:

  • Você terá que fazer menos esforço para convencê-los a participar da ação
  • Sua parceria será mais autêntica e real

Se aproximar de influenciadores que nunca ouviram falar da sua empresa pode ser mais complicado e demorado. Eles podem hesitar por falta de conhecimento e rejeitar a proposta.

Para encontrar micro influenciadores entre seus seguidores vá para a sua conta de Instagram para exibir seus seguidores e verifique os perfis que mais te intrigar. A meta é encontrar pessoas entre 1.000 e 100.000 de seguidores.

Uma boa forma de verificar a veracidade desses seguidores é verificando a média de likes por foto e a periodicidade das publicações.

Para engajar com microinfluenciadores veja o que a sua empresa pode oferecer em retorno à ação: descontos ou produtos grátis; em retorno o influenciador pode postar fotos do estabelecimento.

Essa mesma técnica pode ser utilizada no Twitter.

#2 Pesquise por hashtags para achar usuários influenciadores

Agora que você já conhece os influenciadores que te seguem é hora de dar uma chance aos que não conhecem o seu produto. Pesquisas por hashtag podem te ajudar a identificar influenciadores que já estão interessados em produtos similares aos seus.

Esses influenciadores são mais propensos a realizar ações com o seu negócio. Eles também já possuem a audiência certa, o que torna a campanha mais efetiva.

Quando você escolher uma hashtag para pesquisa, tenha certeza que ela é específica. Por exemplo, se o seu negócio é relacionado a comida orgânica #comidasorgânicas é uma hashtag muita mais efetiva do que simplesmente #comida.

Após escolher a hashtag, dê um Google e observe quais contas do Instagram ou Twitter estão mais relacionadas a ela. Se você buscar por resultados já dentro do Instagram, as imagens que aparecerem primeiro são as que tiverem mais likes. Dê uma olhada nos perfis que aparecem e verifique o qual melhor para a sua empresa.

#3 Dê um Google para blogueiros locais

Se a sua empresa serve apenas uma pequena área uma boa opção é buscar por blogueiros próximos ao seu negócio. Blogs locais frequentemente engajam com leitores de determinada área. Eles tê uma audiência significante e podem ser classificados como microinfluenciadores.

Para fazer uma pesquisa sobre blogueiros vizinhos use o termo “bloggers” e o nome da sua cidade/bairro. Essa pesquisa pode resultar em listas sobre blogueiros na sua cidade.

Para uma pesquisa mais relevante, use uma palavra chave relacionada ao seu negócio. Entre nos artigos relacionados à pesquisa e verifique os blogs mencionados, veja se algum desses blogs estão ligados ao conteúdo que você está buscando e entre em contato.

#4 Busque por blogueiros que têm audiência em sua área

Caso não encontre nenhum blogueiro que more em sua cidade, uma bos ideia pode ser identificar aqueles que moram em regiões próximas e possuem audiência local. Quando entrar em contato com eles peça um levantamento da audiência por cidades e verifique se vale a pena o negócio.

A melhor parte de realizar ações com microinfluenciadores é que você vai gastar bem menos do que gastaria caso usasse influenciadores de grande porte. E o melhor: através de pesquisa é possível encontrar o influenciador certo para o seu negócio que trará maior audiência para a sua marca. Ele também vai te ajudar a engajar melhor com seu público com um ótimo custo benefício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *