Portfólio,  Redes sociais

Como produzir conteúdo para redes sociais

Trabalho há dois anos como produtora de conteúdo para Facebook, Twitter, Instagram, Google+, etc. e esse pequeno tempo de experiência já me trouxe algum conhecimento. Nesse post eu mostro, com base nos trabalhos que já desenvolvi, algumas dicas para produzir conteúdo para redes sociais.

Explore as possibilidades que a sua conta disponibiliza

Uma das primeiras contas que peguei para ‘cuidar’ foi a do mercado Prezunic, do Rio de Janeiro. Ele faz parte do grupo Cencosud, dono de outras redes como o GBarbosa e a Perini (para as quais eu também trabalhava). E o grande desafio de criar para o público desse mercado era evitar a regionalização, mesmo morando em outra região. Mas isso não impossibilitou que explorássemos motivos típicos do Rio de Janeiro, pelo contrário. Mas era preciso bastante busca e ligação direta com a sede fluminense para falar aos cariocas sem dar ‘fora’.

prezunic1

É claro que nas redes sociais de um supermercado não poderia faltar oferta, mas às vezes não é possível colocar preços ou facilidades, por impedimentos da própria empresa. Então era preciso bastante criatividade para expor os produtos. Daí que a carne moída estava em promoção e grande quantidade no mercado… então só nos resta fazer um hambúguer bem gostoso para comemorar o feriado de Carnaval!

prezu1Encontre um elo entre sua empresa e seu cliente

Como produzir conteúdo para uma conta de festas, como Carnaval, micaretas e Reveillón? É preciso falar de preço e das datas de aumento do ingresso, mas também criar uma expectativa para que os usuários comecem a contar os minutos para a festa chegar! Na virada de 2013 para 2014, tomei conta das páginas de Facebook e Instagram da festa Reveillon Salvador, e a minha alternativa foi apelar para as músicas dos cantores que iriam participar da virada.

salvador1

Mesmo que a loja seja de roupinhas de bebê, quem faz as compras são os pais, certo?! É muito importante saber quem é o seu cliente! Para produzir posts para o Planeta Bebê, era preciso total foco em que vai recebê-lo e abusar do humor fofinho do cotidiano. Os posts das redes sociais eram como crônicas que retratam o dia a dia dos pais.

planeta-bebe1

Produza conteúdo próprio

Muitas vezes passei as tardes tirando fotos de bebês fofinhos vestidos com roupas do Planeta Bebê, porque a empresa não tinha essas imagens feitas para mídia online. No entanto, esse trabalho ‘a mais’ possibilitava que eu conhecesse o dia a dia das lojas de perto, e tivesse mais intimidade com o produto na hora de escolher qual post iria ou não parar nas redes do Facebook, Twitter e Instagram. Além disso, as mães ficavam super orgulhosas e compartilhavam as fotos nos próprios murais.

planeta-bebe2

Espero que esses exemplos do meu trabalho tenham ajudado você com ideias para o seu próprio negócio! Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

** Os mais observadores vão perceber que produzi esse texto em época de aprovação de casamento homoafetivo por nova lei nos EUA. :c)

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *