Como criar um conteúdo fabuloso para seu Snapchat

O Snapchat é a rede social do momento com uma média de 10 bilhões de visualizações diárias, 9 mil fotos compartilhadas a cada segundo e 200 milhões de usuários ativos por mês. É a segunda maior rede, logo atrás do Facebook.

No entanto a rede ainda é um desafio para novos usuários (principalmente aos não-millenium ou geração Y) e também pode trazer dúvidas sobre como ser usado por empresas. Uma dica-chave é tornar todos os conteúdos pessoais, customizados. Mais abaixo eu te trago algumas ideias de conteúdo e um pouco de inspiração.

  • Faça entrevistas com 10 perguntas rápidas

Faça uma relação de pessoas relevantes para o seu perfil e crie 10 perguntas bem humoradas para cada uma delas. Na hora de gravar, tenha certeza que configurou seus snaps para 10 segundos, escolha uma luz bacana e um lugar silencioso.

Para a abertura faça uma introdução do entrevistado. Coloque as perguntas de forma escrita na tela da gravação e adicione stickers que estejam de acordo com as respostas. No fim da entrevista, agradeça ao entrevistado e compartilhe o snapcode.

  • Dê o seu perfil para um influenciador tomar conta por um tempo

Para o lançamento de uma campanha especial ou trazer outra perspectiva para os seus produtos, escolha um influenciador relevante para a sua marca e ofereça a ele fazer um takeover do seu snapchat por um tempo, pode durar um dia ou o período de um evento.

Antes de começar, peça para que o influenciador divulgue a ação no próprio snapchat para que os seguidores possam também seguir a sua marca. Peça também que ele não publique no próprio snapchat durante o período da ação, isso vai atrair os seguidores para a sua conta.

thaynaraog
ThainaraOG é uma das maiores influenciadoras brasileiras no Snapchat.
  • Faça uma transmissão exclusiva de alguma ação

Uma das coisas mais bacanas do Snapchat é que ele permite a customização do conteúdo, com stickers, frases e efeitos. Mas dá para tornar um conteúdo ainda mais exclusivo realizando ações voltadas apenas para o Snapchat. Isso vai fazer com que os usuários só encontrem o que procuram em sua conta.

Começando pela contextualização de um evento e introduzindo é sempre importante. Você também pode agregar valor ao seu conteúdo criando uma história com vários snaps, conversando com pessoas relacionadas ao evento ou com algum influenciador. Crie um espaço para diálogo dentro das histórias.

A TacoBell americana, por exemplo, tem um quadro dentro do Snapchat em que leva convidados para conhecer a cozinha de seus restaurantes. Um dos participantes foi o comediante Mario Lopez, ele pode fazer seu próprio taco e ganhou um presente exclusivo da rede.

taco-bell

  • Faça uma grande revelação

Influenciadores frequentemente fazem divulgação de produtos recebidos, mas você também pode divulgar em primeira mão novos produtos. No Snapchat você pode abrir um presente, divulgar a capa de um livro, fazer o making of de alguma publicação ou vídeo que você está produzindo e até divulgar uma música do seu novo álbum.

A cantora Ariana Grande, por exemplo, gravou snaps de 10 segundos com músicas do novo álbum. Os pedaços das músicas foram divulgados em sites de música e estações de rádio, o que promoveu uma cobertura de pré-lançamento gratuita à cantora (assista no link abaixo).

  • Divulgue dicas

Uma ótima forma de mostrar o seu conhecimento é divulgar dicas gratuitas, e esse “serviço” também funciona no Snapchat. Comece avisando que você dará novas dicas e deixe claro quantas dicas serão divulgadas, para que os usuários possam acompanhar todas. Finalize pedindo para os usuários visitarem seu blog para mais dicas.

  • Crie um geofiltro para o seu evento

Se você está fazendo um grande evento, considere criar um geofiltro customizado para que as pessoas que forem participar utilize. Tenha em mente que os geofiltros só funcionam para quem está próximo a você e não duram mais do que 30 dias.

  • Responda à uma rodada de perguntas

A ferramenta de chat do Snapchat permite que seus seguidores falem com você diretamente. Aproveite essa possibilidade e organize sua agenda para responder às perguntas dos seguidores uma vez por semana. Faça isso toda quarta ao meio dia, por exemplo, e criará um hábito na sua audiência.

Basta ligar as configurações de “quem pode entrar em contato comigo” para “todos”. Só não esqueça de desligar essa ferramenta após responder aos vídeos, para não receber spams.

Uma dica é escolher primeiro quais perguntas serão respondidas e se preparar antes de respondê-las. Avise também quais usuários que escreveram às perguntas foram escolhidos.

  • Faça promoções entre plataformas

Para fazer seus seguidores do Snapchat te acompanhar também em outras redes, é preciso uma abordagem cuidadosa. Crie uma chamada de ação, explique como usar a outra plataforma, divulgue fotos e vídeos de outras pessoas utilizando. Dê razões ou benefícios para eles realizarem a ação e não esqueça de agradecer.

A divulgação do seu Snapchat também deve ser feita em outras redes como blog, Twitter, Instagram e Facebook. Isso ajuda sua audiência a saber em quais locais pode te encontrar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *