Marketing digital,  Redes sociais

Como aumentar o seu alcance orgânico no Facebook

Alcance orgânico no Facebook é tão 2012. É fato que atualmente, o alcance de qualquer página não passa de 6%. E os números continuam a cair. De nada adianta ter uma base de fãs muito alta, as páginas com mais de 500.000 likes têm o menor alcance orgânico (algo em torno de 2%).

Mais de 60 milhões de negócios tem uma página no Facebook, mas ainda assim apenas 4 milhões fazem anúncios. Você pode imaginar que o Facebook adoraria que os outros 56 milhões de não anunciantes dessem uma chance aos anúncios.

Muitos negócios ainda estão com aquela mentalidade pre-2012, esperando que quanto mais eles publicarem, maior alcance eles terão entre os usuários. Mas isso não vai acontecer.

A boa notícia é que você pode melhorar significantemente o alcance orgânico da sua página com uma modesta estratégia de anúncios. Leia como abaixo:

#1 Comece criando conteúdo em busca de atenção e compartilhamento

Muitos compartilhamentos são o Santo Graal do marketing de social media e fazer o melhor para otimizar isso é a regra numero um de um criador de conteúdo. Quando as pessoas passeiam pelo feed seu conteúdo tem que fazê-las pausar para ler. O que você entrega deve inspirá-las a responder “gente, eu preciso compartilhar isso agora!”

O algoritmo do Facebook recompensam anunciantes ativos com conteúdo engajante. Quanto mais comentários, reações e compartilhamentos as publicações levam, melhor a entrega. Isso vale tanto para publicações orgânicas quanto pagas.

Ao mesmo tempo em que você desenvolver a sua estratégia de publicações, lembre de diminuir suas perguntas; nem todo conteúdo precisa ter uma chamada para ação. Combine um mix de conteúdo que tenha posts promocionais que adicionem valor, educação e entretenimento ao seu conteúdo. E quando adicionar um chamada para ação, faça isso de forma simples.

Dica: Considere uma média de cinco publicações não promocionais para uma promocional.

#2 Crie força orgânica antes de promover suas publicações

Para aumentar seu alcance pago, deixe suas publicações correrem por 24 horas para que elas ganhem força antes de realizar o anúncio. Veja aqui quatro formas de fazer suas publicações terem bom alcance orgânico.

Publique mais vídeos e lives

Os vídeos têm em média três vezes mais engajamento e 1200% mais compartilhamentos do que texto e imagem juntos. Além disso, quando comparado com um vídeo do Youtube compartilhado no Facebook, um vídeo nativo do Facebook tem alcance 10 vezes maior.

Dica: você pode usar os views dos seus vídeos para customizar a sua audiência e fazer retargeting em posts futuros.

Faça diferentes tipos de publicações

Você pode entregar conteúdo de diferentes formas no Facebook e é interessante que mantenha essa diversidade para atrair diferentes usuários.

Reposte publicações populares

Identifique os conteúdos que mais ganharam atenção e republique (compartilhando ou retuitando) para que pessoas que não viram da primeira possam ver.

Limite o público do feed de notícias

Se você tem um conteúdo especial para determinado tipo de público, use a ferramenta de otimização de audiência para direcionar para uma audiência mais amigável.

Marque páginas relevantes para as suas publicações

Se o seu conteúdo menciona outras organizações marque as páginas desses negócios na descrição/narrativa das suas publicações. Assim, seu post vai aparecer na página do negócio e chamar atenção dele, aumentando as chances de ser compartilhado.

#3 Priorize o engajamento da audiência

Aproveite todas as oportunidades para criar engajamento com a sua audiência porque isso é parte do que faz com que eles continuem voltando. Quando alguém deixar um comentário, reconheça como um início de conversa e responda a todos os comentários que receber.

Curta também nas publicações que foram compartilhadas por outros usuários, assim eles vão saber que você viu e interagiu com o compartilhamento.

#4 Amplifique seu alcance orgânico com um anúncio

Aqui é onde você começa a melhorar seu ROI consideravelmente. Em vez de promover tudo, faça uma seleção estratégica do que já teve um bom alcance orgânico e realize anúncios.

Para algumas publicações, seu objetivo pode ser aumentar audiência ou o engajamento, por exemplo. Mas para outros posts você pode querer promover algum link para aumentar o tráfego para o seu site (lembre de ter o pixel do Facebook instalado no site e teste o retargeting do conteúdo promovido).

Após selecionar suas publicações, você decide quanto cabe no seu orçamento. Para melhores resultados, divida seus gastos entre vários anúncios e evite colocar todos seu orçamento em apenas um impulso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *