Dicas,  Marketing digital,  Negócios,  Redes sociais

As plataformas de gestão de redes sociais que uso (SET/2016)

Muitos empresários ou estudantes que estão começando com redes sociais têm dúvidas sobre quais plataformas utilizar para programação de conteúdo, monitoramento de perfis e análise de audiência. Por isso, fiz aqui uma lista das plataformas que mais uso atualmente no meu trabalho como social media.

Facebook

Para medir tanto o alcance pago quanto o orgânico das publicações da sua página de Facebook a melhor plataforma é a da própria rede. Você pode acompanhar essas informações no Gerenciador de Páginas e no Gerenciador de Anúncios, basta ser administrador da página.

Instagram

Recentemente o Instagram também lançou um gerenciamento de publicações próprio. O acompanhamento do perfil se dá pelo Instagram Analytics (apenas na versão mobile) com acesso a alcance e posts patrocinados. No entanto, as contas devem estar ligadas a perfis de páginas de Facebook para fazer os anúncios.

Hootsuite

O Hootsuite é uma das melhores ferramentas gratuitas de monitoramento social, para empresas que têm mais de uma mídia como o Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, WordPress, Google + e o Foursquare.

Além de relatórios semanais, é possível cadastrar um time de marketing, enviar mensagens privadas e atribuir tarefas a cada um deles. A versão gratuita permite monitorar até 3 redes sociais simultaneamente.

Um ponto negativo da ferramenta é que ela não monitora mensagens diretas do Facebook e do Instagram.

AgoraPulse

Assim como o Hootsuite, o AgoraPulse é uma ferramenta para o monitoramento de redes sociais, só que monitora mensagens diretas do Facebook e Instagram. Ela é gratuita e possui uma versão paga para empresas.

O ponto negativo é que a plataforma não faz monitoramento de termos.

TweetDeck

O TweetDeck é um velho conhecido dos usuários experientes do Twitter e é uma excelente opção para os iniciantes por ser simples e direto. Com ele, é possível agendar posts, monitorar interações, hashtags e perfis.

Por outro lado, a ferramenta dá muitos bugs e pode ficar sem mostrar as atualizações da conta por muito tempo.

Instamizer

Nenhuma ferramenta que programe publicações no Instagram tem completa autonomia de postagem, apenas o Instamizer (que eu conheça). A maioria delas envia uma mensagem para o celular associado à conta pedindo confirmação para publicação do post.

No Instamizer você pode programar todas as publicações de uma semana, por exemplo, sem precisar confirmar quando entrar no ar. No entanto a ferramenta é paga. O valor do pacote para 1 conta é relativamente baixo e pode valer a pena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *