Dicas,  Marketing digital,  Negócios,  Redes sociais

6 modos de proteger a reputação da sua empresa nas mídias sociais

Evitar erros no uso das mídias sociais é a melhor forma de proteger a reputação da sua empresa e para isso há alguns caminhos que devem ser seguidos. Confira abaixo 6 modos de proteger a reputação da sua empresa nas mídias sociais.

Use humor de forma apropriada

O uso de humor nas redes sociais se dá de acordo com a persona da empresa, ou seja, sua empresa tem um perfil mais conservador ou liberal? É preciso conhecer sua audiência e utilizar do humor relevante para ela.

O uso de emojis e memes é algo que deve ser ponderado. Nem todo meme deve ser utilizado, mas de vez em quando é possível diversificar o conteúdo e torná-lo mais factual, participando do dia a dia dos consumidores.

O Bob’s por exemplo, utilizou o meme Lula PPT Generator para tratar da mudança de nome do seu milkshake, que agora não leva mais a marca Ovomaltine.

https://twitter.com/bobsbrasil/status/776854570899308544

Cheque as informações e a ortografia das palavras

Mesmo que você não possa contratar um profissional para fazer e revisar seu conteúdo, é importante gastar um tempo corrigindo possíveis erros de matemática, ortografia, definições e pesquisar online para validar suas afirmações.

Responda a todas interações e reclamações

A grande sacada das redes sociais é o engajamento. Responder e participar nas conversas do seus clientes ajuda a criar fidelidade à marca. Se você não tem tempo de responder as interações, é melhor não utilizar as redes sociais.

A falta de resposta é pior do que não ter nenhuma rede social. Você precisa saber o que seus clientes estão dizendo e compartilhando até mesmo para responder questões pequenas antes que se tornem grandes problemas.

Se alguém tiver uma reclamação que possa se tornar algo negativo, peça que essa pessoa te envie uma mensagem direta ou um contato para continuar a discussão por telefone. Tentar resolver problemas em uma discussão online pode afastar outros consumidores e trazer uma imagem negativa.

Tenha certeza de que seus aplicativos estão funcionando

Se você está fornecendo serviços por meio de aplicativos conectados à sua rede social, cheque se todos estão funcionando corretamente. Se estiverem com erro, desligue-os ou conserte rapidamente.

Clientes frequentemente vão a páginas do Facebook e compartilham frustrações, então ter um aplicativo que forneça esse canal rápido e direto de comunicação ajuda a diminuir os comentários negativos na página. Agora se ele estiver com erro, os consumidores podem duvidar do profissionalismo da sua página.

Busque por perfis falsos ou páginas duplicadas

Podem haver diversas razões para que a rede social da sua empresa tenha páginas duplicadas e isso não apenas fere a sua reputação como também confunde sistemas de busca, que são forçados a escolher qual versão eles acham de acordo com a busca do usuário.

Pesquise por páginas relacionadas à sua empresa regularmente e se achar uma página que esteja copiando seu conteúdo você pode pedir aos seus seguidores para marcá-la como spam ou se reportar ao serviço de ajuda da rede social em questão.

Uma forma de evitar problemas internos na sua empresa, certifique-se de que sua política de mídia social inclui uma estipulação de que os funcionários não podem criar seus próprios sites com o nome da empresa.

xs6zszfg

Responda a reviews positivas e negativas

Muitos negócios respondem reviews negativas mas se esquecem das positivas. Mostre sua apreciação para os clientes que gastam tempo compartilhando experiências positivas com o seu serviço. Além de boas maneiras, é um bom negócio.

Use palavras-chave para SEO em suas respostas para ajudar a alavancar o posicionamento da sua empresa nos rankings de pesquisa. Por exemplo, você pode tornar a sua resposta em uma campanha mostrando o amor de seus clientes pela sua empresa e toda a sua gratidão pela mensagem positiva.

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *